22°C 36°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Estado apresenta programas e discute parcerias com gestores do turismo da região Oeste

A Secretaria estadual do Turismo (Setu) promoveu visitas técnicas a locais estratégicos da região para debater com administradores locais ações de melhoria para atrair mais turistas brasileiros e principalmente estrangeiros.

21/01/2024 às 11h29
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Estado apresenta programas e discute parcerias com gestores do turismo da região Oeste

Com o objetivo de destacar o potencial do Oeste do Paraná e contribuir para o seu desenvolvimento, a Secretaria estadual do Turismo (Setu) promoveu na quinta e sexta-feira (17e 18) visitas técnicas a locais estratégicos da região para debater com administradores locais ações de melhoria para atrair mais turistas brasileiros e principalmente estrangeiros, em razão da proximidade com Argentina e Paraguai.

A equipe fez visitas técnicas nas praias artificiais do reservatório de Itaipu, em Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu, onde um dos temas foi o potencial do turismo náutico do Oeste, com águas doces limpas e cristalina.

São Miguel do Iguaçu conta com o balneário turístico Ipiranga, que tem estrutura para camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro. Em Itaipulândia, o balneário Jacutinga conta com um Parque Aquático e é a principal atração da cidade. O parque vai receber R$ 20 milhões em investimentos privados. Outro foco da visita envolveu o andamento do projeto executivo da construção do novo Santuário Nossa Senhora Aparecida. Após aporte de R$ 30 milhões da iniciativa privada, esse será o segundo maior santuário de Aparecida do Brasil. 

“Turismo acontece de maneira efetiva quando conseguimos transformar a movimentação de pessoas em renda e emprego para os paranaenses. E ele chega junto e de mãos dadas com a infraestrutura. Por isso estamos visitando esses espaços, nos colocando à disposição de administradores para fortalecer a rede de apoio do Estado e das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas”, destacou o secretário do Turismo, Marcio Nunes. 

Ele também visitou os balneários de Santa Helena (incluindo a Capela Cristo Rei) e o município de Entre Rios do Oeste. Em todos os lugares, Nunes apresentou as três novas leis do setor. Elas aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos.

FEIRAS E EVENTOS  Outra parada foi na Visit Iguassu, entidade sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu que ajuda a potencializar a cidade com feiras e tours nacionais e internacionais. A instituição é mantida pelos associados, que são ligados ao turismo local, com mais de 120 empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). A ideia é que o Viaje Paraná, órgão de promoção ao turismo, vinculado à Secretaria, esteja mais próximo da associação e de entidades similares de outras cidades.

Somente no ano passado, o Paraná levou técnicos para 25 exposições, feiras e festivais, com o objetivo de promover atrativos turísticos junto a brasileiros e estrangeiros. O Estado também é conhecido pelo turismo de grandes eventos, principalmente em Curitiba e Foz do Iguaçu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários