18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Atleta de Foz cobra que Lei sobre inclusão de deficientes e crianças seja cumprida

Desde 2018 está em vigor a Lei que também garante desconto de 50% para crianças e adolescentes dos programas sociais nas corridas de rua

06/02/2024 às 16h04 Atualizada em 06/02/2024 às 16h43
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Atleta de Foz cobra que Lei sobre inclusão de deficientes e crianças seja cumprida

O presidente da Câmara de Vereadores em 2018, Rogério Quadros promulgou a lei que estabelece isenção da taxa de inscrição para atletas com deficiência e desconto de até 50% para crianças e adolescentes que participem de programas sociais. A Lei Municipal nº 4.644 foi publicada no Diário Oficial do Município.

Proposta no Legislativo pelo ex vereador Celino Fertrin, a norma define que tem direito à isenção total: cadeirantes, deficientes visuais, intelectuais e auditivos, amputados de membro inferior e deficientes de membro superior.  O desconto, também previsto por lei, se estende a crianças e adolescentes até os 18 anos. 

“Esta lei isenta qualquer taxa para participar de atividades esportivas, seja em eventos públicos ou particulares. Isso também dará uma condição igualitária para todos. Mesmo sem pagar a taxa, ele vai estar sendo beneficiado e receber troféu, alimentação e medalha”, afirmou na época o vereador Celino.

Segundo ele, o foco principal da lei era motivar as pessoas para que elas possam sair de suas casas e evitem diversos problemas, entre eles a depressão. Contribuir para que, independentemente do problema, todos se sintam participativos e iguais,” finalizou.

Desde então essa Lei não estaria sendo obedecida por grupos que organizam as corridas de rua na cidade. É o que afirma o atleta Robson Douglas, destaque e vencedor de várias maratonas e corridas de rua no Brasil e no exterior. Representante de Foz do Iguaçu, é um dos veteranos no esporte que apoia e trabalha com crianças e pessoas com deficiência na formação de futuros atletas maratonistas.

Recentemente esteve reunido com o presidente da Câmara João Morales que atendeu a reivindicação de Robson para se fazer cumprir a Lei que está valendo desde 2018. Em suas redes sociais Robson fez uma publicação que destaca o apoio do presidente do legislativo e que irá cobrar tambem dos demais vereadores de Foz.

”Quero compartilhar uma informação importante com pais, mães, tios, tias, avôs e avós. Na Câmara de Vereadores deste município, o vereador João Morales está disposto em apoiar a prática do esporte pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos jovens, pessoas com deficiência e idosos. Este ano, vai lutar para que a lei que permite a inclusão dessas pessoas em corridas de rua seja cumprida. Vou manter vocês informados sobre quais vereadores estão apoiando essa lei e os que não estão. É importante apoiar aqueles que realmente se importam com as pessoas que mais precisam. Muito obrigado! Da equipe do Ultra” informou o atleta Robson Douglas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários