O Itaipu Parquetec esteve presente, entre 16 e 17 de outubro, no evento mais importante do setor elétrico do Paraguai, o Seminario del Sector Eléctrico Paraguayo (SESEP). O encontro, realizado no Paseo La Galería em Assunção, foi promovido pelo Comitê Nacional Paraguaio da organização CIGRE, em aliança estratégica com o Sindicato dos Engenheiros da ANDE (UIA) e com o patrocínio da Itaipu Binacional.
O diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, apresentou nesta quarta-feira (16), a palestra com o tema “Soluções sustentáveis para a transição energética". Durante o painel, o diretor técnico destacou os projetos e iniciativas para a transição energética e descarbonização que estão sendo desenvolvidas no Itaipu Parquetec. Alexandre Leite evidenciou inovações tecnológicas voltadas para a prospecção energética, tecnologias aplicadas, tecnologias em hidrogênio, segurança cibernética e gestão energética.
"Participar do Seminário do Setor Elétrico Paraguaio (SESEP) foi uma oportunidade para o Itaipu Parquetec discutir, apresentar as tecnologias e as melhores práticas para o setor que integram sustentabilidade, inovação e desenvolvimento, avançando na construção de um futuro energético mais limpo e eficiente. O envolvimento da academia, setor privado e as instituições públicas, é essencial para alcançarmos uma matriz energética mais diversificada e sustentável, em benefício das futuras gerações”, afirmou o diretor técnico.
Sobre o SESEP
O objetivo do seminário é promover o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas, técnicos do setor elétrico nacional e interessados na área de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. O evento reuniu a comunidade técnica, acadêmicos e profissionais afins em sessões técnicas que abrangeram 16 disciplinas do setor elétrico, além de conferências especiais de interesse.
Ao longo da programação do evento, os participantes também puderam acompanhar a Expo SESEP, onde entidades, indústrias e empresas comerciais fornecedoras de serviços e equipamentos puderam interagir com agentes privados e públicos do setor elétrico nacional e regional.