O Itaipu Parquetec, em parceria com a Adetur Cataratas e Caminhos, e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, divulgou a lista dos classificados para a fase final do Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu. A iniciativa, que integra as ações de fomento ao turismo sustentável promovidas pela Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, busca valorizar o artesanato local e incentivar a adoção de práticas sustentáveis na região lindeira.
Os artesãos selecionados representam diferentes municípios ao longo do reservatório de Itaipu, trazendo como destaque criações que utilizam materiais recicláveis e técnicas tradicionais, alinhadas com a preservação do meio ambiente e a identidade cultural local. O concurso reflete o compromisso do Itaipu Parquetec com o desenvolvimento de um turismo regenerativo e a promoção de iniciativas que fortaleçam as comunidades locais. Para conferir como foi o concurso, clique aqui: https://www.instagram.com/p/C_OrXs6S6Uo/
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 09 de novembro, em Guaíra, durante o Encontro Anual de Turismo, evento que reúne lideranças regionais e parceiros estratégicos. Os vencedores serão reconhecidos em categorias que avaliam inovação, sustentabilidade e representatividade cultural, com o objetivo de impulsionar o artesanato como ferramenta de geração de renda e inclusão socioeconômica.
Para o diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, a iniciativa fortalece o papel das comunidades na construção de um turismo mais responsável e sustentável, além de promover a valorização do Lago de Itaipu como um atrativo para o turismo de base comunitária. “Temos reafirmado nosso compromisso com a inovação social e a promoção de práticas que beneficiam a economia local”, comenta. “A parceria entre os municípios lindeiros e o Parquetec é um exemplo de como o artesanato pode se tornar uma ferramenta estratégica para conectar tradição, sustentabilidade e desenvolvimento regional”.
Na categoria Artesanato Sustentável e Inovador, com a criação de peças utilizando materiais alternativos que representem a região do lago de Itaipu, sua flora e fauna, estão:
Ciliany Perdoná Bordignon (Santa Terezinha de Itaipu) – “Lindejas da Sustentabilidade”
Marize Adoryan (Santa Terezinha de Itaipu) – “Porta Copos Caminho Animal”
Vanessa Candida Duarte Oliveira (Foz do Iguaçu) – “Ybira Solis”
Já na categoria Artesanato Representando o Programa Caminhos do Iguaçu, com a criação de produtos sustentáveis utilizando materiais alternativos inspirados no programa Caminhos do Iguaçu:
Ciliany Perdoná Bordignon (Santa Terezinha de Itaipu) – “Relicário da Fé”
Eduarda Maize Weber (Foz do Iguaçu) – “Ludo Caminhos do Iguaçu”
Janice Traesel (Foz do Iguaçu) – “Apego de Amor”
Na categoria Artesanato com Materiais Naturais e Sustentáveis, com a produção de peças com materiais provenientes da natureza, respeitando práticas sustentáveis de extração:
Dirceia Braga (Foz do Iguaçu) – “Pássaros à Mesa”
Edilze Maria Manosso von Mecheln (Medianeira) – “Kit Almoço Sustentável”
Kátia Regina Apolinário Chagas (Foz do Iguaçu) – “Belezas do Iguaçu”
E na categoria artesanato com a mascote Capivara, criando peças que utilizam a capivara, símbolo da região, aplicada em materiais alternativos ou naturais:
Edilze Maria Manosso von Mecheln (Medianeira) – “Jogo da Capivara Lindeira”
Janice Traesel (Foz do Iguaçu) – “Capivara Lindeira”
Vanessa Candida Duarte Oliveira (Foz do Iguaçu) – “Capivarte”
Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 3 mil e uma visita aos atrativos de Foz do Iguaçu.