Publicidade

Foz do Iguaçu recebe primeira Praça das Ciências no próximo domingo (10)

Projeto oferece ambiente interativo para a difundir as áreas de ciência e tecnologia

08/11/2024 às 15h40 Atualizada em 11/11/2024 às 15h48
Por: nelio
Compartilhe:
Foz do Iguaçu recebe primeira Praça das Ciências no próximo domingo (10)

Foi firmado o convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e a Associação Um Chute para o Futuro para a implementação da primeira Praça das Ciências em Foz do Iguaçu (PR). O projeto, realizado em parceria com o Itaipu Parquetec, é contemplado pelo edital “Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais” e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

A ideia busca criar um local interativo, com brinquedos de tecnologia educacional e atividades ludo-pedagógicas para a disseminação da ciência. O público-alvo inclui professores e alunos de escolas públicas e privadas, crianças e adolescentes atendidos pela Associação Um Chute Para o Futuro, bem como a comunidade local. O espaço estará disponível para o público geral, com acesso gratuito. 

De acordo com o Diretor Presidente do ITAI, Edson Simionato, a Praça das Ciências proporciona um espaço único e inclusivo para viabilizar a educação científica e a integração social. “Este é um projeto que oferece à comunidade um ambiente multidisciplinar de aprendizado, interação e diversão, de forma lúdica, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia em todos os níveis, justamente com o foco em aumentar a conscientização sobre a importância destas áreas na sociedade”, explica o Diretor Presidente. 

O valor total do convênio está estimado em R$ 298.237,30, destinado à aquisição dos brinquedos, capacitações, formações e contratação da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento metodológico da Praça das Ciências. Além disso, a iniciativa conta com o apoio do Itaipu Parquetec, que contribuiu com o recurso de R$ 55.100,00 para a realização de terraplanagem e instalação de paver no local. 

Para o Diretor do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, a criação da Praça das Ciências é essencial na promoção da educação científica acessível em Foz do Iguaçu. “Apoiamos este projeto, porque acreditamos no poder transformador da ciência e da tecnologia na formação das futuras gerações. A Praça das Ciências não só oferece um ambiente interativo de aprendizado, como também promove a inclusão e desperta o interesse das crianças e jovens por áreas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou o Diretor. 

O projeto tem vigência até outubro de 2025 e representa um marco significativo para o convênio entre a FINEP, o ITAI e a Associação Um Chute Para o Futuro, no entanto, as instituições envolvidas estão comprometidas em manter e expandir as atividades pedagógicas e científicas do espaço. “Esta ideia se concretiza, pois contamos com uma forte parceria constituída pelo Arranjo Institucional. Entre eles destacamos o Itaipu Parquetec, que viabilizou a adequação física, e a UNILA, atuante na orientação pedagógica e científica. Contamos também com o apoio para disseminação desta tecnologia social o Núcleo Regional de Educação e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia”, destaca o Diretor Presidente. 

A solenidade de inauguração da Praça das Ciências, marcada para o próximo domingo, dia 10 de novembro, às 9h, será aberta ao público na Associação Um Chute para o Futuro, localizada na Rua Augusto Veloso, no bairro Porto Belo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários