Os desafios da liderança feminina foram debatidos em painel, nesta sexta-feira (29), na programação do Festival Iguassu Inova, promovido pelo Itaipu Parquetec. A representatividade e o incentivo a iniciativas lideradas por mulheres foram alguns dos caminhos elencados para aumentar a participação das mulheres no comando.
Embora o Brasil seja o 11º país no ranking mundial de presença feminina na liderança, conforme o estudo “Women in Business: Caminhos para a Equidade”, da empresa global de consultoria Grant Thornton, elas representam apenas 37% dos cargos. Mudar esse cenário e incentivar o protagonismo feminino é a proposta do programa Hangar Mulheres, uma parceria entre Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e Ministério das Mulheres, contou a diretora-administrativo financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther.
“Estamos agora na segunda edição do programa, com inscrições abertas. Percebemos a importância de proporcionarmos às mulheres mentorias e trilhas direcionadas a elas. E também incentivar que elas entrem no campo da tecnologia, em que ainda temos uma participação baixíssima em relação aos homens”, afirmou Clerione.
Junto com a diretora do Itaipu Parquetec, participou do debate a sócia da Systex, empresa de inteligência fiscal, e investidora-anjo Thaís Borges. Ela contou sua trajetória de vida – como mulher preta e da periferia – e ressaltou, como investidora, a dificuldade de mulheres obterem recursos em áreas como educação, moradia e empreendedorismo, uma vez que as questões financeiras culturalmente sempre foram relacionadas aos homens.
“Por isso, a importância da representatividade e de painéis como esse. Acredito nesse poder da modelagem e da referência”, disse Thaís.
O programa aposta no empreendedorismo feminino como impulsionador do desenvolvimento social e econômico do país. É destinado a negócios do Brasil liderados por mulheres, oferecendo, conforme o nível de maturidade do negócio, incubação ou aceleração das empresas, com acesso a recursos financeiros de até R$ 50 mil por empreendimento, mentorias especializadas, trilha empreendedora e acesso à infraestrutura do Itaipu Parquetec.
As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro. Mais informações estão disponíveis no site: https://campanha.itaipuparquetec.org.br/hangarmulheres.
O maior evento de inovação, tecnologia e sustentabilidade do Paraná, o Festival Iguassu Inova, encerra neste sábado (30). No último dia do evento, estão na programação shows musicais, incluindo a banda Maskavo, às 20h; feira gastronômica; e atividades como rapel, escalada e brinquedos infláveis para as crianças. O ingresso e o estacionamento são gratuitos, mas é necessário fazer a inscrição pelo site: https://www.festivaliguassuinova.com.br/.