Publicidade

Encerramento do Festival Iguassu Inova celebra conexões entre gerações e o futuro da inovação

Palestras, atividades interativas e diversão para toda a família marcaram o evento; edição de 2025 do festival já tem data marcada 

02/12/2024 às 20h38
Por: nelio
Compartilhe:
Foto: Silvio Vera - Itaipu Parquetec
Foto: Silvio Vera - Itaipu Parquetec

Quatro dias de inovação, tecnologia e sustentabilidade movimentaram Foz do Iguaçu com o Festival Iguassu Inova. Com programação diversificada que encantou públicos de todas as idades, o evento proporcionou de 27 a 30 de novembro, palestras inspiradoras, debates sobre inovação, atrações culturais e experiências interativas. Em cada dia, mais de 6 mil pessoas passaram pelo Itaipu Parquetec, reforçando o ambiente como um espaço de criatividade e conexões.   

Com atividades pensadas para engajar diferentes públicos, o festival contou ainda com a realização do Latinoware, a FIciências, SummitTour, Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação e o Festival Papo Reto do SEBRAE.  

Um dos destaques do Festival foi a promoção do desafio interativo que estimulou os visitantes a explorarem 10 áreas temáticas de atuação do Parque Tecnológico. A cada experiência em diferentes locais, os participantes acumulavam carimbos e, ao final, tinham a chance de rodar uma roleta para ganhar prêmios, que resultaram na distribuição de mais de 8 mil brindes. 

Reforçando a proposta de conectar inovação, a feira de exposições reuniu 50 estandes com expositores, entre empresas, startups e universidades. Para agregar ainda mais a experiência do evento, os atrativos de alimentação ficaram por conta do Circuito Gastronômico das Cataratas da Abrasel, que trouxe uma variedade de opções de alimentos e bebidas.  

O evento também disponibilizou no sábado (30), ônibus gratuitos saindo de diversos bairros de Foz do Iguaçu, garantindo acesso facilitado para diversas comunidades. 34 picolés, distribuídos em vários momentos especiais, refrescaram crianças e famílias que aproveitaram os dias de evento. Brinquedos infláveis, escalada, rapel e o espaço hip hop também trouxeram diversão e aventura. 

Futuro Gameplays e IA 

Com canal dedicado ao entretenimento com foco em gameplays, o youtuber Marco Pasinatto, conhecido como Skorpion, reuniu na quinta-feira (28), uma legião de fãs durante uma das palestras que ocorreram durante o Festival Iguassu Inova. Com mais de 6 milhões de inscritos e 10 anos dedicados a publicação de vídeos na área ele abordou o tema de monetização e transformação de games em fonte de renda e profissão do futuro.  

“É um mercado que cresce cada em todos os sentidos, tanto no público masculino como no feminino. Um dado interessante é de que mais de 50% das mulheres jogam no Brasil. Com certeza tem espaço para o futuro”, disse. Para quem está querendo iniciar na área, o youtuber destacou a busca pelo diferencial e pela inovação. “Quando você traz uma coisa diferente, uma experiência pessoal, um conteúdo novo, tem a chance de ter muito sucesso”, explicou Skorpion.  

O filho Arthur de 7 anos foi o que motivou o pai, Everton Ribeiros da Cruz, morador de Foz do Iguaçu, a vir pela primeira vez até o Itaipu Parquetec para participar do Festival. “Meu filho gosta muito do Skorpion e me falou que era o sonho dele conhecer o youtuber e por isso trouxe ele para prestigiar o evento”, afirmou. O pequeno Arthur achou “da hora” acompanhar a palestra e contou sobre o que mais gosta do youtuber: “Eu gosto dos vídeos dele, do que ele grava”. Ao final da palestra, Skorpion recebeu os fãs, momento em que Arthur e Everton puderam tirar foto e receber um autógrafo.  

Inteligência Artificial foi outro tema abordado durante as palestras no Festival. Felipe Ventura e Mang Kang da Meta compartilharam com o público importantes perspectivas sobre o futuro da IA e os impactos no mundo da tecnologia. Como potencializar os negócios a partir da combinação da IA com o Facebook, Instagram e Whatsapp foram alguns dos pontos abordados por eles.  

“No Festival Iguaçu Inova busquei trazer um pouco de visibilidade daquilo que a Meta tem feito em termos de Inteligência Artificial. As plataformas que nós usamos tem muita IA que ajudam a serem mais efetivas e seguras. A Meta tem investido muito em ferramentas e em modelos de IA com potencial muito grande”, contou Mang Kang.  

A palestra do Felipe trouxe os benefícios que a Inteligência Artificial vem desbloqueando nos produtos de publicidade digital da Meta, “como que a experiência vem sendo aprimorada, do ponto de vista de, cada vez mais, personalizar os anúncios que são entregues para os usuários, a partir dos sinais permitidos por esses usuários que identificam seus interesses, suas propensões e aspirações. De forma que a gente tenha uma publicidade cada vez mais personalizada, eficiente e agradável seja para os nossos usuários quanto para os nossos anunciantes”, destacou.  

Histórias em movimento 

O Festival Iguassu Inova também foi ponto de encontro para os apaixonados por carros antigos. A exposição, promovida na tarde do sábado (30), reuniu mais de 55 relíquias. Proprietário há 23 de anos de um Opala, ano 87, Franscisco, conhecido como Pimpão, veio acompanhado do seu filho João Lucas de 6 anos. “Sou presidente do grupo Antigos Foz do Iguaçu, que já existe desde 2017. Nós já fizemos dentro da Itaipu Binacional mais de quatro eventos, arrecadando alimentos e distribuindo para as entidades da cidade. Sempre somos bem recebidos. É muito legal e bom de participar de eventos assim”, ressaltou. 

O visitante, Johnny Lee Sousa de Barros, já conhecia o Parque a trabalho, mas desta vez veio acompanhado da esposa Ellen e dos filhos Noah, de 2 anos e da Sofia, de 8 anos, para participar do Festival. “Viemos aqui para conhecer o evento e os projetos, falar um pouco mais para eles sobre a importância da sustentabilidade, da tecnologia e toda a modernidade que tem proporcionado melhorias para a nossa gente. Ainda não conhecia essa nova reformulação do Itaipu Parquetec e achei incrível. A infraestrutura está maravilhosa e as crianças estão amando”, afirmou.  

Data marcada para 2025 

De acordo com o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, o sucesso desta primeira edição reflete o compromisso do Festival em promover inovação, conexões e desenvolvimento para a região. “O evento reuniu aprendizados, networking e tecnologias para impulsionar o futuro, superando nossas expectativas e consolidando o Itaipu Parquetec como um espaço estratégico para a troca de conhecimentos, criatividade e cultura. Em 2025, queremos ir ainda mais longe, trazendo novas experiências e conexões entre a comunidade, estudantes, empresas e ideias”, destacou. A 2ª edição do festival está marcada de 24 a 27 de setembro de 2025. 

Realização 

O Festival Iguassu Inova foi uma realização do Itaipu Parquetec e teve como co-realizador a Itaipu Binacional, Governo Federal e o Sebrae/PR; parceria da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); e promoção da RPC. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários