A Parada de Natal em Foz reuniu mais de 15 mil pessoas nos três dias de apresentações, de sexta (20) a domingo (22). No domingo, a apresentação foi realizada após a Cantata de Natal na Igreja matriz São João Batista. Moradores e turistas marcaram presença para assistirem de perto “A Energia do Natal”, tema da parada, neste ano, que tem apresentação especial nesta segunda (23) na Avenida Mário Filho, bairro Morumbi, a partir das 20h.
A turista de Banabuiú, Ceará, Ana Glácia, vem passear em Foz pela terceira vez e aprovou a programação de Natal da cidade.
A moradora do centro da cidade, Maria Dutra, foi com o marido e com amigos prestigiar o primeiro dia da Parada, e ficou encantada com tudo o que viu: “Moro aqui do lado e gostei muito, achei tudo maravilhoso, fiquei encantada! Achei lindos os anjos e fiquei mandando fotos e vídeos para os amigos que estão viajando, só precisei parar porque acabou a bateria”, explicou.
São cinco alas temáticas, dezoito alegorias e aproximadamente trezentas pessoas envolvidas diretamente e indiretamente no evento, incluindo componentes do desfile e produção em um desfile de aproximadamente 45 minutos.
A Parada de Natal faz parte da programação do Natal Águas e Luzes, iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Prefeitura Municipal.
Para a realização da Parada de Natal neste ano, a estratégia utilizada por Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec foi de contratar uma companhia de teatro local, que realizou audições com artistas locais, oficinas com instituições locais para a criação de toda a estrutura, figurinos e adereços para a Parada de Natal, estimulando assim criativos locais e fomentando a economia criativa da Cidade.
O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, reforça que a partir de uma data tão importante como o Natal as ações realizadas buscam fortalecer o segmento turístico e cultural da cidade, “O que a gente viu hoje foram os iguaçuenses se apresentando, além de assistirem, como estávamos acostumados. Hoje nós nos encantamos com o figurino, enredo, direção, tudo isso feito por artistas locais, por gente de Foz então isso materializa nosso sonho de Natal, que é um investimento significativo e neste ano o investimento ficou muito mais na nossa cidade, isso ajuda a girar a economia e ajuda nossos artistas locais, nossos produtores, pequenos produtores e as confecções”, explica.
A companhia teatral é a Associação SDS Cia Teatral, a responsável pela companhia, Sandra Schiavini, conta que a celebração do Natal é simbolizada com o nascimento da luz, a qual é apresentada como a Energia do Natal, trazendo a esperança, a alegria e toda a magia desta data tão comemorada no mundo. “Exploramos como as diferentes visões interpretam o Natal, através de uma apresentação totalmente lúdica que transporta pela região trinacional, o mundo que chega aqui para transbordar energia e o momento mágico desta data”, pontua.
Para Yuri, a Parada de Natal é mais uma forma de a comunidade ocupar o corredor turístico da cidade. “É Foz ocupando e ressignificando seus espaços centrais, incentivando o uso deles e criando um ambiente de celebração coletiva”, acrescenta.
A programação do Natal Águas e Luzes busca celebrar a energia do Natal e contemplar o encontro dos moradores e turistas, uma opção a mais para quem vem nesta época do ano visitar o Destino Iguaçu. De acordo com pesquisa da Embratur, Foz do Iguaçu é a terceira cidade mais visitada do Brasil, atrás do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 Foz do Iguaçu recebeu mais de 382 mil turistas, número maior do que a população da cidade, que é de 285 mil, e que representou 20% do movimento de todo o ano de 2023.
Benites reforça a importância de se ter estratégia neste período. “Entre dezembro e janeiro, a cidade em si acaba atraindo o olhar de muita gente, nós já estamos em um período que o turista já vem para Foz, por conta de nossas belezas naturais, as Cataratas, a Itaipu e as compras no Paraguai, então o turista já está na cidade e quando a gente cria esses momentos, a gente cria oportunidade de o turista encontrar também a comunidade. Um momento de se conectar de uma maneira muito orgânica, muito tranquila, e a gente transforma a cidade em uma cidade turística, não uma cidade com atrativos turísticos”, enfatiza.
Sobre a atuação do Itaipu Parquetec, Yuri complementa: “nossa missão é de integrar setores públicos, privados, a sociedade civil organizada, acho que isso é a materialização de uma apresentação na rua do que a gente acredita como o desenvolvimento do turismo. Para nós isso é importante porque traz para o turista esse encantamento, essa possibilidade de ver que nossa cidade é uma cidade organizada, tranquila, e que tem o povo hospitaleiro”, conclui.
O Natal Águas e Luzes conta com decoração natalina na Praça da Paz, Avenida Pedro Basso e Avenida Brasil. Na Praça da Paz diariamente tem a feirinha de Natal e apresentações artísticas, exceto às segundas feiras. A Carreta Itinerante, que percorreu bairros de Foz, neste domingo finaliza a apresentação nos municípios lindeiros.
As decorações permanecerão até o dia 05 de janeiro. Mais informações sobre a programação do Natal Águas e Luzes no site www.destino.foz.br/natal
A ação Energia de Natal é uma iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Fundação Cultural, com o Apoio do Estado do Paraná, Fundo Iguaçu, Foztrans, Guarda Municipal e Polícia Militar.
Nesta segunda (23), será realizada uma sessão especial, versão “pocket” no bairro Morumbi em Foz, às 20h. O ponto de encontro é o Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes.