O Itaipu Parquetec encerra o ano de 2024 celebrando um marco especial: 21 anos de existência e uma trajetória repleta de realizações que consolidam sua posição como o Parque mais completo em soluções sustentáveis para transição energética e tecnologias do futuro. Com um total superior a R$ 130 milhões em contratos de prestação de serviços e a captação de quase R$ 90 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o parque vivenciou um ano de expansão e fortalecimento estratégico.
Entre as principais conquistas, destaca-se o rebranding da marca: em julho, o parque passou de Parque Tecnológico Itaipu para Itaipu Parquetec. A nova marca trouxe a modernidade e ressaltou a ampla bagagem de conhecimento e a experiência em inovação da instituição.
A trajetória do parque foi ainda mais fortalecida por parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais como a Boston Dynamics, Nestlé, Petrobras e Portos Brasileiros, além de participações de destaque em eventos nacionais e internacionais, como o G20 e a inauguração da primeira Unidade de Hidrocarbonetos Renováveis do Brasil. Prêmios e reconhecimentos foram 9 no total, refletindo o impacto positivo das iniciativas promovidas.
O ano também foi marcado por ações em conjunto com a Itaipu Binacional, como a implantação de 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental, beneficiando mais de mil instituições com ações de educação e sustentabilidade no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul. Além disso, mais de 120 mil alunos, 450 professores e 52 municípios estiveram juntos em uma missão: combater o mosquito Aedes Aegypti. Esse foi o impacto do projeto Educação e Saúde para Sustentabilidade, que levou ações de prevenção da dengue e outras arboviroses.
A inauguração do Mercado Público Barrageiro trouxe um novo ponto de encontro e lazer para a comunidade e visitantes de Foz do Iguaçu, ampliando os atrativos disponíveis na região. Funcionando diariamente das 10h às 22h, o espaço combina experiências gastronômicas diversificadas com apresentações artísticas e culturais, realizadas de quinta a domingo. Além de enriquecer a oferta de entretenimento local, o mercado impulsiona a geração de renda e contribui significativamente para o desenvolvimento econômico, fortalecendo a conexão entre cultura, turismo e economia. O Itaipu Parquetec também é responsável pela gestão e operação do turismo sustentável na Itaipu Binacional. Até o mês de novembro, já haviam sidos contabilizados 437 mil visitantes recebidos nos atrativos turísticos da usina.
Integrando o ecossistema, houve o lançamento do primeiro Caderno de Indicadores, dedicado a mensuração de 17 itens, entre atividades, avanços e conquistas gerados pelo Parque e pelas intuições presentes no ambiente. A apresentação do Masterplan, trouxe as diretrizes construtivas, de crescimento e ocupação do Itaipu Parquetec para os próximos anos. Já a criação de um escritório dedicado à captação de recursos com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), abriu novas perspectivas para oportunidades de prospecção de fomento.
Outra novidade foi a abertura do portal de entrada próprio, com o objetivo de aumentar a proximidade da instituição com a comunidade e o início de duas linhas de transporte coletivo urbano, com saída do Terminal de Transporte Urbano (TTU) até o ponto de ônibus interno do Parque, proporcionando mais conveniência para os habitantes credenciados.
Reforçando ainda o ambiente do Parque Tecnológico como um espaço de criatividade e conexões, o Itaipu Parquetec promoveu em novembro a primeira edição do Festival Iguassu Inova. Foram quatro dias de atividades preparadas para engajar públicos de todas as idades, entre a comunidade, estudantes, startups, empresas e universidades, visando a troca de conhecimentos, inovação e cultura.
“Encerramos este ano com orgulho das conquistas alcançadas, mas, acima de tudo, com a visão de continuar ampliando nosso impacto positivo na sociedade e no desenvolvimento econômico e social. Com 21 anos de história, o Parque segue transformando ideias em soluções para o futuro. A colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade e o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar continuarão guiando o parque rumo a novos desafios e oportunidades em 2025”, destacou o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo.
O Itaipu Parquetec conta com a atuação de uma equipe de mais de 2.500 pessoas colaboradoras, entre empregados, estagiários, bolsistas, aprendizes e voluntários. No ecossistema são cerca de 8 mil habitantes e 127 laboratórios de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de soluções e amadurecimento de ideias.
Três Instituições de Ensino Superior compõem o ecossistema: a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Centro de Engenharia e Ciência Exatas da Unioeste (CECE), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e uma Instituição de Ensino Médio Trilíngue (Colégio Sesi Internacional). Além dos projetos voltados a inclusão de jovens no mercado de trabalho, como Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi.
Estão vinculadas ao Centro de Empreendedorismo 50 startups, entre incubação, aceleração e editais e ao Centro de Negócios mais seis empresas presentes no Hub de Inovação, entre elas o CIBIogás – Centro Internacional de Energias Renováveis e o ITAI – Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação.
Os prêmios e reconhecimentos conquistados pelo Itaipu Parquetec em 2024 foram: a 68ª Melhor Empresa do Paraná para trabalhar na Categoria Médio Porte do GPTW; Prêmio 21 de Agosto no 6º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, na Categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade; Tripadvisor Travellers' Choice Awards Best Of The Best 2024, destacando a excelência em Hospitalidade e Turismo; reconhecimento do Instituto dos Auditores Internos do Brasil pela excelência na auditoria interna; Selo Ouro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); Prêmio Braztoa de Sustentabilidade - Atitudes Que Transformam o Turismo, com menção honrosa ao Refúgio Biológico Bela Vista; primeiro lugar no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador categoria Incubadora de Empresas – Troféu Adelino Medeiros; Prêmio MapBiomas 6ª Edição na categoria Destaque Aplicações em Negócios, e o prêmio Anatel e ABDI na categoria pesquisa, desenvolvimento e inovação com tecnologia 5G.