Publicidade

Receita e Polícia Federal nas ruas: alvo é contrabando de cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira

A organização criminosa operava de forma estruturada, com divisão hierárquica de tarefas

11/03/2025 às 07h55
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Receita e Polícia Federal nas ruas: alvo é contrabando de cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira

A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (11/03) a operação EVALI, que tem por objetivo desarticular organização criminosa especializada em contrabando de cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira.
A organização criminosa operava de forma estruturada, com divisão hierárquica de tarefas. A organização adquiria mercadorias ilegais, como cigarros eletrônicos e essências, geralmente de origem estrangeira, e as transportava utilizando veículos de passeio.
Durante o transporte, batedores monitoravam as estradas para evitar a fiscalização policial e da Receita Federal, usando comunicação via grupos de WhatsApp. A comunicação entre os membros da organização incluía termos codificados para se referir a postos da Polícia Rodoviária Federal e desvios nas rodovias.
A organização movimentava grande quantia em dinheiro, incompatíveis com a renda declarada pelos investigados, utilizando empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos recursos e fragmentando movimentações financeiras para tentar burlar a fiscalização.
Estão sendo cumpridos 05 mandados de busca e apreensão e 05 prisões preventivas, nas cidades paranaenses de Cascavel, Céu Azul e Matelândia, além do sequestro e bloqueio de bens móveis e imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos investigados. Os responsáveis poderão responder pelos crimes de organização criminosa (artigos 1º c/c 2º da Lei nº 12.850/2013), contrabando (334-A do Código Penal) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei nº 9.613/96).
Participam da operação 8 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 25 policiais federais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários