A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem avançado na infraestrutura urbana da cidade, superando desafios para garantir melhorias à população. No primeiro trimestre de 2025, os principais avanços incluem a modernização da iluminação pública, com 888 conversões para LED e 2.960 atendimentos de manutenção, a ampliação da malha viária, que já soma 83.303 m² de pavimentação executada, e o reforço no sistema de drenagem, com 545 serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo.
A secretária municipal de Obras, Thaís Escobar, reforça o compromisso da equipe em atender as demandas da cidade, mesmo diante de limitações estruturais encontradas. “Trabalhamos praticamente sem equipe própria ou maquinário. Ainda assim, estamos empenhados em executar as melhorias necessárias e atender a todas as solicitações da população”, afirma.
A modernização da iluminação pública segue entre as prioridades da gestão. Além das 888 conversões para LED, garantindo mais eficiência e segurança, foram realizadas 1.845 podas de árvores, prevenindo interferências na iluminação e melhorando a visibilidade nas ruas.
A cidade também avança na pavimentação e recuperação asfáltica. Foram executados 83.303 m² de novas pavimentações e 920 buracos foram tapados, reduzindo transtornos para motoristas e pedestres. A aplicação de 1.408 toneladas de fresagem e 1.325 toneladas de PMF (Pré-Misturado a Frio) garantiu melhorias na trafegabilidade das vias do município.
Para evitar enchentes e melhorar o escoamento da água da chuva, a Prefeitura cadastrou 250 km de rede de drenagem e identificou 620 bueiros entupidos ou com necessidade de limpeza severa. Além disso, 82 bocas de lobo com tampa quebrada e 23 sem tampa foram mapeadas e estão sendo corrigidas.
O trabalho incluiu ainda 1.150 manutenções em tampas de bocas de lobo e a desobstrução de 545 pontos críticos, garantindo mais eficiência na drenagem urbana.
Investimentos em educação e espaços públicos
A Prefeitura também concluiu obras importantes no setor educacional, como a reforma e ampliação do CMEI Maricota Basso e da Escola Municipal Duque de Caxias, além da construção do CMEI Angatuba. Outras unidades escolares e espaços públicos seguem em obras, com destaque para a reforma da Escola Municipal Cândido Portinari (60% executada) e a construção de unidades habitacionais do programa Foz Habita (48% concluído).
“Nestes primeiros meses de gestão trabalhamos para atender as demandas urgentes do dia a dia da população. Nosso compromisso é continuar investindo na infraestrutura da cidade. Com planejamento e ações assertivas faremos de Foz do Iguaçu referência em mobilidade urbana”, finaliza Thaís Escobar.