Da Assessoria
Faltando pouco mais de 9 meses para o primeiro turno das eleições municipais no dia 6 de outubro de 2024, militantes partidários e lideranças sociais de Foz do Iguaçu se articulam para fortalecimento dos planos e projetos em busca de ganhar a confiança dos eleitores. No sábado (27), O partido Por Mais Brasil filiou oficialmente o economista Sérgio Caimi e lançou sua pré candidatura a prefeitura de Foz do Iguaçu. O evento aconteceu no Hotel Líder.
Na presença do presidente estadual do PMB 35, Fabiano dos Santos, juntamente com o coordenador politico Geonisio Marinho, o partido reafirmou sua presença no pleito municipal que neste ano poderá ter segundo turno, caso não haja a soma de 50% mais um dos votos validos no primeiro.
“Estamos fortalecendo nosso partido no Estado e teremos candidaturas majoritárias nas principais cidades do Paraná. Temos bons nomes e pessoas capacitadas para tal, como é o caso das recentes filiações da jornalista Cristina Graeml e sua postura conservadora de centro direita que tem atraído esta militância com as mesmas pretensões, e hoje aqui é Sérgio Caimi, que já foi secretário municipal e ocupou diversos cargos públicos, entre eles como gerente regional da Sanepar além da secretaria de meio ambiente de Foz. Em torno de um projeto político eleitoral capaz de atrair grandes e novas lideranças, nosso partido oferece toda a estrutura de capacitação pessoal e burocratica. Isso deixa nossos membros e pre candidatos tranquilos para fazerem política externa, ouvindo a população e formulando seus planos de governos”, disse o presidente estadual Fabiano dos Santos.
O presidente municipal do PMB, Pedro Lobo, enalteceu o apoio da executiva estadual e a chegada de Sérgio Caimi ao partido. “Temos a certeza que nosso pre candidato tem todas as qualidades e capacidade técnica para administrar Foz do Iguaçu. Estamos carentes de gestor que tem como foco priorizar a boa gestão publica com respeito e cuidado com o erário, sem amarras politicas, o que muitas vezes para agradar a grupos, prejudicam as ações de atendimento e serviços ao nosso povo”, declarou Pedro Lobo.
Na presença de várias lideranças e pré candidatos do PMB 35, Sérgio Caimi destacou a importância da cidade referencia para o Brasil e o mundo destacando setores básicos da administração que não estão devolvendo trabalho em favor da população que paga seus impostos. “Para colocar a cidade no lugar que ela merece, com qualidade de vida, renda, serviços públicos de excelência e crescimento, já estamos trabalhando muito nosso plano de governo com todos os parceiros e membros do PMB 35. Apresentaremos durante os próximos meses, 35 ações estruturantes que colocaremos em prática a partir de 2025, caso sejamos vencedores no pleito eleitoral” disse Caimi.
Para a campanha, Sérgio Caimi declarou que a estratégia será de propostas que mostrem ao eleitor a solução para as demandas e problemas da cidade. “Não vamos fazer politica suja com acusações e baixaria como acontece. Sou ficha limpa, não temos problemas com a Justiça o que garante ao eleitor a certeza de que caso seja eleito, assumiremos e administraremos a cidade. O cidadão quer ver propostas reais de seus candidatos e isso iremos apresentar já na pré campanha. Capacidade e competência é a certeza que todos em nosso grupo tem. Exemplo disso é a chancela e indicação do ex prefeito de Foz Tércio Albuquerque para nosso nome a chefe do executivo. Vivemos aqui, construímos nossa história aqui. Nosso filhos e netos vivem aqui, por isso queremos o melhor para nossa cidade”, afirmou Sérgio Caimi.
Veja a Biografia de Sérgio Caimi
Nasceu no município de Laranjeiras do Sul – Paraná, no dia 18 de outubro de 1958, filho de agricultores onde trabalhou no campo até o ano de 1975. Trabalhou na Empresa Giacomet Marodim S/A, Banco Bamerindus do Brasil e pela DM Construtora de Obras Ltda, no município de Quedas do Iguaçu, sendo transferido para a cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, novamente transferido para Foz do Iguaçu no canteiro de obras da Itaipu Binacional, onde chegou em fevereiro de 1979 na função de Apropriador de Custos.
Ingressou na Companhia de Saneamento do Paraná em 03 de maio de 1982 e se aposentou em 30 de agosto de 2020, tendo prestado serviços para a Sanepar por 38 anos 3 meses e 28 dias, no município de Foz do Iguaçu.
Na Sanepar exerceu os cargos de Gestão de: Supervisor Comercial e de Distrito, Chefe do Escritório Regional de Foz do Iguaçu, Coordenador de Processos Comerciais, Gerente Regional e Assessor da Diretoria de Operações de Curitiba, nas cidades de abrangência dos municípios da Bacia do Paraná III.
Foi cedido para a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu no dia 02/01/2001 até 04/04/2004, na função de Secretário Municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, na Gestão 2001 – 2004.
Foi Candidato à Vereador em 2004, obtendo nas urnas 1790 votos conscientes ficando na suplência.
Coordenou e implantou os seguintes projetos na Sanepar.
1 – Projeto piloto, de cobrança de multas pecuniárias, aprovado e implantado a nível estadual;
2- Projeto Piloto de Lacre Especial do Tipo A, Tubulação para água, do tipo PEAD (Polietileno de Alta Densidade, ambos aprovados pela unidade de materiais e implantado a nível de Sanepar no Estado do Paraná;
3- Projeto e Programa de combate às perdas físicas de água em Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná (MASP), Metodologia e Solução de Problemas de Perdas de água, tendo como premissa o ciclo PDCA, com redução de 45,03%% para 36,21%, com uma economia de R$- 60.000,000,00 (Sessenta milhões de reais) em 6 anos de Gestão.
4- Projeto piloto de geração de energia elétrica na Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde em Foz do Iguaçu, através do gás metano, aprovado pela Copel e Anel.
5- Projeto do Sistema de Gestão Ambiental em Foz do Iguaçu (International Organizatin Standardization), ISSO 14.001 versão 1999 e 2004, no processo comercial e meio ambiente única empresa das Américas a obter tal certificado e ainda válido nos dias atuais.
Coordenou e implantou os seguintes projetos no município de Foz do Iguaçu:
1- Programa de Gestão de Limpeza Urbana;
2- Retirou 60 famílias que catavam lixo reciclável de dentro do lixão;
3- Programa de coleta seletiva (Foz Recicla) com 8 barracões para triagem pelos catadores de lixo reciclável;
4- Implantou o projeto de transformação do lixão do Porto Belo em Aterro Sanitário Controlado, melhorando significativamente as condições de saúde e do meio ambiente;
5- Parque Ambiental Lago Remador região Sul;
6- Parque Ambiental vila A de Itaipu;
7- Projeto de Educação Ambiental Que Rio é Esse;
8- Quero Beber dessa Água (Premiado a nível Nacional); 9- Projeto Professor Destaque Ambiental;
10- Criança Verde Esperança, (premiado a nível Estadual);
11- Licitou e Implantou um novo modele de Gestão dos Serviços Urbanos e também do Serviço Funerário de Foz do Iguaçu.
12- Implantou projeto de recuperação de áreas degradadas e com mais de 1 milhão de árvores nativas plantadas.
Sérgio Caimi é Economista, Técnico em Controle Ambiental com Ênfase em Gestão de Águas e Resíduos, Consultor em Saneamento Ambiental, Sócio Gerente da Empresa LINEARQUITETURA & URBANISMO – Palestrante com o tema Saneamento Ambiental, Autor do Artigo Técnico (Satisfação dos Clientes), Revista Técnica SANARE, julho de 2.000 Autor do livro: A Evolução do Saneamento Público no Paraná e em Foz do Iguaçu, com dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP), Biblioteca da UNIOESTE, Campos de Foz do Iguaçu número C134, Grafel, 234p., col., Tabs., maps
Possui vários cursos especializados em Administração de Empresas, Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público, Licitações, Relacionamento Interpessoal e também é especialista em Auditorias no Sistema de Gestão Ambiental.
É casado com Zoraide S. Caimi tem 3 filhos todos Iguaçuenses, e tem 4 Netos