O Dia Internacional da Animação (DIA), celebrado em 28 de outubro, terá uma programação especial organizada pelo Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. A mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais será promovida no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) do Turismo Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu).
O evento, gratuito e de alcance nacional, completa 21 anos de história em 2024. Desde sua primeira edição no Brasil em 2004, a iniciativa cresceu significativamente, chegando a mais de 200 cidades em todas as regiões do país. A data homenageia a primeira projeção pública de imagens animadas realizada por Charles-Émile Reynaud, em 1892, no Museu Grévin, em Paris.
Em Foz do Iguaçu, a programação contará com Mostra Infantil, na parte da manhã e da tarde, com a presença dos alunos da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci. Às 19h30, a Mostra Internacional e Nacional de Animação será aberta a participação da comunidade mediante preenchimento de formulário de interesse: https://forms.office.com/r/
Segundo o coordenador de Cultura do Itaipu Parquetec e coordenador da ação na cidade, Luiz Felipe Cavalcanti, a ação do Dia Internacional da Animação é uma oportunidade valiosa para fomentar o desenvolvimento do setor audiovisual e fortalecer a economia criativa em nossa região. “A formação de plateia é um passo essencial para incentivar o consumo de cultura e a apreciação da arte, e ao abrir nossas portas para a comunidade, estamos também promovendo esse vínculo com o público local”, explicou.
Ainda, de acordo com ele, ao receber alunos da Escola Padre Luigi Salvucci em duas sessões especiais, a instituição não está só proporcionando um momento de diversão, mas também despertando o interesse das crianças pela expressão artística por meio do cinema. “Quem sabe, entre esses jovens, não surjam futuros cineastas ou profissionais do setor, especialmente com a possibilidade de seguirem esse caminho por meio do curso de cinema da UNILA, uma das instituições que fazem parte do nosso ecossistema”, destacou Luiz Felipe.
A iniciativa destaca o compromisso da Diretoria de Turismo com a cultura e o bem-estar social da comunidade ao redor do Itaipu Parquetec, além de beneficiar toda a cidade de Foz do Iguaçu.
As exibições são realizadas simultaneamente em várias cidades de norte a sul do Brasil, com entrada franca. A Mostra Oficial é composta por uma hora de curtas brasileiro (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Além da Mostra Oficial, as cidades podem receber a Mostra Infantil e a Mostra Ambiental e em alguns estados a são disponibilizadas as Mostras Regionais.
A comemoração do Dia Internacional da Animação foi lançada em 2002 pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data. No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.