O Festival Iguassu Inova, recebeu na tarde desta quinta-feira (28), o lançamento do livro “A História da Inovação no Brasil - Desafios e Oportunidades, em Foz do Iguaçu. Com 16 capítulos e a participação de 47 coautores especialistas que possuem atuação em empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia, academia e no governo, a obra literária traz uma viagem pelo tempo, sob a ótica de quem participou ou participa da história da inovação no Brasil.
O livro, escrito a “muitas mãos” por profissionais com larga experiência nos diversos segmentos dentro do tema, aborda assuntos teóricos e técnicos. Desde o Marco Legal da Inovação até o papel crucial de startups e cooperações internacionais, exemplos práticos e inspiradores de inovação no Brasil vindos diretos de centros de pesquisa e empresas, além da contextualização, modos de operação de casos de sucesso que podem ser utilizados como referência.
Segundo o organizador do livro, Luis Cláudio Frade, nunca foi encontrada uma obra que relatasse a história da inovação no Brasil, desde a época do império até os dias atuais, passando por vários segmentos ou temas relativos à inovação. “Acredito que este livro possa ajudar a entender como chegamos até aqui na ótica da inovação e como podemos avançar a partir de tudo o que foi feito por aqueles que nos precederam e aqueles que estão hoje lutando para melhorar o ambiente institucional e empresarial da inovação”, explicou.
O público interessado em ler o livro poderá encontrar a versão digital, disponível para download gratuito, no site: https://inovacaobrasil.
Em Foz do Iguaçu a cerimônia de lançamento ocorreu no Palco Inovação, durante o festival realizado no Itaipu Parquetec, um dos patrocinadores da obra. O livro também contará com lançamentos no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Balneário Camboriú e Porto Alegre. A obra literária conta ainda com patrocínio da WEG, Cisco, e ii Inteligence for Innovation e apoio da CT Smart e I9 Hoje.
De acordo com o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, a obra reforça a ligação entre inovação e desenvolvimento sustentável, papel estratégico que cumpre a Itaipu Binacional na transformação tecnológica do Brasil, como maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e do Parque Tecnológico com sua missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social.
“O livro discute temas fundamentais como o ecossistema de inovação, governança para inovação, propriedade intelectual e desenvolvimento de recursos humanos. Apoiar a obra é uma oportunidade única de fortalecer a conexão com o desenvolvimento tecnológico e sustentável do Brasil e o compromisso com a inovação, o desenvolvimento humano e a cooperação internacional”, destacou Colombo.
História
Um dos primeiros diretores superintendentes e fundadores do Itaipu Parquetec (na época Parque Tecnológico Itaipu), Professor Juan Carlos Sotuyo, é um dos coautores do livro, reforça a conexão entre o passado e o presente desse ecossistema de inovação, além de resgatar e valorizar a história e os pilares que hoje impulsionam as iniciativas.
“Me senti muito honrado porque eu ganhei mais uma oportunidade para contar a história, em termos de inovação, sobre a criação do Parque Tecnológico de forma inversa. Inicialmente nós criamos toda uma infraestrutura para ir alojando gradativamente, primeiro a Unioeste, que possui um convênio em cooperação com a Itaipu Binacional desde 1995, instalamos laboratórios com recursos da Itaipu, depois vieram a Universidade Aberta do Brasil e a Unila. Foi como um lugar onde se planta uma semente e se permite que as mudas se desenvolvam. Esse foi o processo que sabíamos que daria resultado ao longo do tempo”, explicou Sotuyo.
Lançamento do caderno de indicadores
Ainda neste segundo dia de evento, o Itaipu Parquetec realizou o lançamento do Caderno de Indicadores. Dedicado ao desenvolvimento e monitoramento, a primeira edição do caderno conta com a mensuração de 17 indicadores gerados no ecossistema do Parque Tecnológico e que refletem atividades, avanços e conquistas entre janeiro e dezembro de 2023. O caderno conta com os indicadores, além do Itaipu Parquetec, da Unioeste, UNILA, Universidade Aberta do Brasil, Colégio SESI Internacional, ITAI, Polo Iguassu e o CIBiogás. Durante o lançamento foram entregues exemplares físicos do caderno e em breve a versão digital estará disponível no site do Parque.