Na quinta-feira, 28 de novembro, foram concluídas com sucesso as oficinas presenciais Interlegis, promovidas pelo Senado Federal em parceria com a Câmara de Foz do Iguaçu. Os cursos abordaram temas como a atualização da Lei Orgânica e do Regimento Interno e foram destinados aos servidores de casas legislativas municipais e legisladores. O evento só foi possível devido a parceria construída em Brasília pelo Poder Legislativo iguaçuense, que dentre as atividades está a realização de oficinas. Os cursos proporcionaram qualificação, aperfeiçoamento e avanços nas práticas legislativas, por meio de palestras, dinâmicas e diálogo com os presentes.
A iniciativa ofereceu uma oportunidade valiosa para funcionários públicos e vereadores, incluindo os eleitos para a próxima legislatura, aprofundarem os conhecimentos sobre a metodologia e os aspectos essenciais da Lei Orgânica e do Regimento Interno. As oficinas, organizadas e conduzidas por profissionais capacitados do programa Interlegis do Senado Federal, são voltadas para o fortalecimento de casas legislativas como câmaras municipais e assembleias. Técnicos do Senado e da Câmara de Foz celebram o resultado e a importância do evento.
Analistas do Senado Federal fazem balanço das oficinas
Tairone Messias Rosa, analista legislativo do Senado Federal, comentou: “Foram momentos muito produtivos em que a gente contou com a participação, troca de experiências e compartilhamento de boas práticas. Saímos muito satisfeitos com esse resultado”. Já André Luiz Rodrigues, analista legislativo do Senado, destacou: “É muito importante que a Câmara de Foz do Iguaçu possa sediar esse evento e trazer esses municípios mais próximos. Assim, consegue disseminar e construir uma rede de legislativo municipal mais forte”.
Técnicos da Câmara de Foz apontam relevância do evento
“A parceria que existe entre o Senado e a Câmara de Foz foi o que proporcionou essa oficina e já está engatilhamos outras oficinas ao longo do próximo ano”, adiantou Rafael Sanches, diretor de tecnologia da Câmara Municipal. Fabiano Borghetti, assistente técnico da Diretoria Geral da Casa de Leis, disse: “Quanto mais pessoas tiverem acesso a esse conhecimento, melhor. As oficinas foram transmitidas online e tivemos a presença de diversas câmaras da região, representantes da Câmara de Santa Catarina e do pessoal da Prefeitura de Foz do Iguaçu, porque melhorar essa legislação é interesse de todos os municípios”.