Publicidade

Congresso Internacional Náutica Lago de Itaipu discute potencial do turismo náutico do Paraná

Os desafios e oportunidades de uso e ocupação do “mar doce” da região, desta vez gira em torno do tema “Turismo Náutico e o Desenvolvimento Sustentável em Águas Interiores”.

02/12/2024 às 14h08
Por: nelio
Compartilhe:
Texto: Bárbara Mattana/Divulgação
Texto: Bárbara Mattana/Divulgação

A 2ª edição do Congresso Internacional Náutica – Especial Lago de Itaipu reuniu prefeituras e agentes do setor para discutirem o potencial do turismo náutico no Paraná, bem como os desafios e oportunidades de uso e ocupação do “mar doce” da região, desta vez gira em torno do tema “Turismo Náutico e o Desenvolvimento Sustentável em Águas Interiores”.

No primeiro dia de evento, diretamente do Auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, as palestras do dia desenvolveram o assunto a partir de grandes personalidades do setor.

Autoridades do governo do estado reafirmaram o compromisso com o turismo náutico para o fomento econômico e social, já que além de praias, o estado é privilegiado com grande sistema de águas interiores, como é o caso do Lago do Itaipu.

Além do apoio a eventos como o Foz Internacional Boat Show, que tem como foco aproximar as pessoas do “lazer sobre as águas” e apresentar novidades em produtos e serviços, o chefe do departamento de turismo náutico do Viaje Paraná, Rodrigo Neratika, trouxe informações sobre o mapeamento e os estudos realizados que identificam os principais produtos e atrativos náuticos do estado.

Serão implantadas no Paraná novas estruturas náuticas no decorrer dos próximos 2 anos, aproximadamente, conforme aprovações e liberações legais, fruto de um investimento de R$ 250 milhões do governo estadual. Tais estruturas vão somar às entregas do Governo do Paraná em 2024, como as sete rampas de acesso, 67 píeres flutuantes e 125km de estrada para acesso náutico.

“Daqui alguns anos, esperamos ver muito mais progresso nesta região, por conta do turismo náutico” – Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica

Outro tema abordado no congresso foi o incentivo aos fabricantes de barcos no país que já se destacam pela alta qualidade produtiva no Brasil e exportam para outros mercados. Por ser um trabalho artesanal, diferentemente de uma indústria automotiva, a produção de barcos no Brasil gera, ao ano, em torno de 120 mil empregos. Logo, há um enorme potencial a ser explorado.

Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar), disse que enquanto os Estados Unidos, na liderança do mercado náutico global, fabricam 330 mil barcos por ano, o Brasil produz em torno de 4,5 mil. Por ser uma indústria jovem, apesar de referência em qualidade, o mercado náutico brasileiro precisa de incentivos para crescer e expandir.

O Congresso Internacional Náutica teve ainda a palestra de Oliver Hillel, do Instituto Orizzonte –organização dedicada ao turismo sustentável, pesquisa científica e educação ambiental. O tema de sua apresentação foi o “Estudo da Economia Náutica do Lago de Itaipu”. Vale ressaltar que o lago, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, é considerado uma das maiores reservas artificiais de água doce do mundo.

Congresso Internacional Náutica

Especial Lago de Itaipu seguiu, em paralelo à 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, com mais oito palestra. A iniciativa tem como correalizadores o Instituto Água e Terra e o Instituto Água e Terra Patrimônio Natural, além do patrocínio da Metalu Brasil.

Foz Internacional Boat Show 2024

Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atracou de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.

Realizado no oeste do Paraná, o evento aconteceu sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e contou com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

Além disso, o salão ocorreu na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários