Passadas as eleições municipais em 2024, as pedras do xadrez político começam a se mover para as eleições do ano que vem e que irão escolher deputados, governadores e presidente da Republica no Brasil. Em Foz do Iguaçu não é diferente, e nos bastidores, as conversas e alianças já estão a todo vapor.
O ex candidato a vice prefeito, o empresário Deoclécio Duarte é um dos nomes que tem se destacado em meio a grupos políticos da cidade. Com uma vasta experiência como ex vereador mais votado em Barracão em 2012, também foi pre candidato em a prefeito da cidade em 2008. Além disso exerceu o cargo de prefeito interino na cidade em 2016. É reconhecido por sua atuação firme e postura crítica a temas relacionados a gestão pública.
Hoje, Deoclécio analisa sua volta ao PL. Recentemente foi convidado pelo deputado federal Fernando Giacobo para ingressar no Partido Liberal e disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2026.
A sigla que antes era o Partido da República (PR), elegeu Deoclecio vereador e teve a mudança em 2022 após uma fusão. Hoje, o Partido Liberal (PL) figura no cenário nacional como um dos maiores. “Tenho uma história politica muito bonita no partido, já faz muitos anos que me filiei e tive mandato com ele. Estou avaliando este momento, mas tenho o sentimento que volto pra casa depois de uma curta viajem”, disse Deoclécio que ainda não confirmou sua ida a sigla.
Mantendo sempre um posicionamento independente, Deoclécio, poderá tomar uma decisão que mude de vez sua trajetória no meio politico. Nas ultimas eleições municipais, o PL foi um dos partidos que mais cresceu no estado. Exemplo aqui em Foz, elegendo o General Silva e Luna com mais 70 mil votos no primeiro turno.
“Recebi o convite com respeito e consideração. Sei que a política precisa de renovação e de pessoas comprometidas com a população. Uma candidatura exige responsabilidade e alinhamento com princípios que eu defendo. Mas uma coisa é certa: a política de Foz precisa ser renovada, e eu não fugirei desse debate”, garante o tambem empresário de sucesso Deoclecio Duarte.
Está dada a largada da corrida eleitoral de 2026 e com a presença de Deoclécio no páreo, as coisas podem ficar agitadas pelas bandas de Foz e da região oeste do Paraná.
O encontro entre ele e Giacobo além de produtivo, foi estratégico. Assim como nas eleições municipais onde Giacobo e sua equipe politica fortaleceram o partido no estado, agora não deverá ser diferente com o convite que reforça a ideia de que o grupo político do deputado federal busca consolidar lideranças fortes para a próxima eleição.