Sabe aquele ditado popular “não dá nada”? Parece que em Foz essa é uma máxima aplicada no quesito quando se tem o interesse de agradar os parceiros políticos. A prefeitura de Foz enviou um projeto de Lei, o 194/2023 que autoriza o uso do imóvel localizado no Morumbi, mais precisamente o antigo SESI. Até ai tudo bem, porém, o espaço está ocupado há anos pela Ong Menino das Cataratas que atende crianças e famílias carentes. Com o trabalho, a entidade nesses anos todos vem cuidando e mantendo o local, além de atender centenas de famílias carentes da região.
Curiosamente, o projeto faz parte de um pacote de outros que entram em regime de urgência no fechamento do ano e em sessões extraordinárias. No parecer jurídico da Câmara Municipal, deu-se contrário ao procedimento do projeto por entender que faltaram requisitos legais e técnicos para aprovação do projeto. Porém a comissão reunida entendeu dar prosseguimento e colocar para leitura e votação nesta quarta feira 27.
O detalhe curioso nisso tudo é que o parecer da comissão que não acatou a recomendação do jurídico, teve como relator o vereador Adnan El Sayed. A comissão preferiu acatar a manifestação da procuradoria do prefeito dizendo que tudo está dentro dos conformes legais e sem impedimento. Para nossa surpresa, o vereador como todos sabem, teve apoio maciço de membros da diretoria da Liga de Futsal, inclusive com assessores em seu gabinete. Mesmo sabendo que o local a ser destinado já tem uma entidade que luta há anos para terá área, o vereador poderia ter junto com o prefeito arrumado outro local ou até mesmo conversar com os membros da Ong Meninos das Cataratas. Veja os pareceres abaixo:
Lembrando que a entidade é legal tem toda a documentação e só não teve a área ainda devido a uma doação que o governo do estado deveria ter feito ao município. Finalmente isso aconteceu, mas o prefeito mesmo sabendo da necessidade do local pela Ong e o tempo já vinham reivindicando a posse da área, parece ter preferido ajudar alguns parceiros políticos. Resta saber agora se o vereador Adnan terá seu coração cristão tocado e pedir a retirada deste projeto, que além de ter sido dado como negativo pelo jurídico da casa de leis, parece ser um favor ou infliuencia politica na questão. Afinal, a Ong Meninos das Cataratas tambem tem cunho cristão e poderá com a permissão à Liga de Futsal, ser mais uma entidade cristã jogada ao vento pelo prefeito como outras entidades fechadas nessa gestão como casas de apoio por exemplo.
O projeto entra na pauta extraordinária amanhã quarta 27 as 9h00.