Foz do Iguaçu é celeiro de bons jornalistas escritores e nos últimos tempos tem sido presenteada com diversas obras que vem ganhando a preferencia da comunidade no mundo literário. Prova disso são os eventos e exposições que frequentemente tem sido destaques nas agendas de cultura na tríplice fronteira. Neste fm de semana, dois destes excelentes profissionais estarão mostrando e lançando suas obras na cidade.
“Uma menina como todas nós, que nasceu e se encantou pela própria vida, também vira a heroína de sua própria história. Passando por momentos de intensa alegria, e outros de profunda tristeza, bem como a vida é”
Em A menina, o broto, e o jardim, a jornalista, e artesã Daniela Valiente nos brinda com prosa poética para falar de temas cotidianos como o passar do tempo, perdas e encontros. O livro, - com lançamento marcado para este domingo , 5 - que também traz ilustrações da escritora, transporta em traços simples e espaços brancos, uma grande reflexão sobre temas quase sempre evitados.
“A gente precisava falar mais sobre perdas, recomeços, e achei nesse livro uma menina, que na verdade é essa que mora dentro da gente, que passa por tudo isso, e consegue se entregar e compreender todas essas imensas formas e curvas que a vida dá”, explica.
O livro também fala de uma jornada de crescimento e descobertas, onde pode-se acompanhar o crescimento de uma menina, a chegada à puberdade, e depois à vida adulta. “Achei que precisávamos ter uma garota heroína para falar desses laços tão importantes na vida da gente”, frisou a escritora que assina seu quarto livro, o segundo após um hiato de 12 anos.
Em Sr.Maçã, Irene, o Leão, a garrafa e outras pequenas derrotas pessoais (2024), Valiente também explorou a realidade fantástica em 23 contos sobre o cotidiano. Agora, retoma a poesia para contar a incrível história de uma menina que recebeu de presente, um broto plantado no peito.
Editado pela Lumus, A Menina, o Broto e o Jardim, será lançado não por acaso no Jardim Oma (Edmundo de Barros, 370), um espaço criado pela empresária Hildegard Litzinger, a Dona Tutti, uma grande entusiasta dessa história.
Para o lançamento , além da escritora e sua produção artística, ainda estarão presentes as escritoras Sueli Crespa e Yulliam Roxana. O multi artista Yuri Amaral mostra sua produção de cadernos, e Marina Araldi e Mariane Alberton acompanham o entardecer com boa música.
Serviço
Lançamento do livro A Menina, o Broto, e o Jardim, de Daniela Valiente
Dia: 5 de outubro, às 17h (se chover, o lançamento será cancelado)
Local: Jardim da Oma / Rua Edmundo de Barros, 370, Centro (ao lado do Ítalo)
Mostra “Ecos da Inquietude”
Nesta sexta-feira, 3, às 21h, a Casa TropCalia Parrilla Bar recebe a exposição Ecos da Inquietude, que transforma poesia em experiência poética e visual. Além do caráter cultural, o lançamento da mostra tem uma pegada solidária. Toda a venda do livro do jornalista Gilmar Piolla no evento será revertida para a Apae de Foz do Iguaçu.
A mostra, que ficará no local por duas semanas, é composta por 10 triedros de 2 metros de altura por 1 metro de largura, com 30 faces ao todo, reunindo uma seleção de 29 textos do autor Gilmar Piolla, entre poesias e haicais de seu mais recente livro. O projeto propõe uma leitura expandida da obra, levando o público a percorrer, em escala ampliada, os labirintos do ser, do querer, do viver e do sentir.
Além de celebrar a força da literatura, a exposição tem caráter itinerante, devendo percorrer diferentes espaços culturais de Foz do Iguaçu e região. A promoção é uma iniciativa da Loumar Turismo, da Casa TropCalia e da APAE Foz do Iguaçu, e tem um propósito social: todo o valor integral da venda do livro será revertido em benefício da entidade.
A abertura marca mais uma etapa de circulação do Ecos da Inquietude, que desde seu lançamento vem instigando leitores a refletirem sobre a existência, agora em diálogo com a arte visual e o espaço expositivo.
Serviço
Exposição Ecos da Inquietude
Data: 03/10, às 21h
Local: Casa TropCalia Parrilla Bar – Av. Jorge Schimmelpfeng, 550, Centro – Foz do Iguaçu
*Toda a venda do livro será revertida para a Apae de Foz do Iguaçu.