14°C 26°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Itaipu e PTI mobilizam mais de 6 mil educadores em ciclo de palestras no Paraná e Mato Grosso do Sul

O escritor e jornalista Fabrício Carpinejar palestrou em 12 cidades nos meses de maio e junho

08/07/2024 às 15h15
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Itaipu e PTI mobilizam mais de 6 mil educadores em ciclo de palestras no Paraná e Mato Grosso do Sul

Francisco Beltrão foi a última de 12 cidades do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, área de abrangência da Itaipu Binacional, a receber o ciclo de palestras do escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, destinado a docentes e outros profissionais das redes municipais de ensino.

No total, os eventos tiveram mais de 6 mil inscritos, que tiveram a oportunidade de refletir sobre “Sustentabilidade na Prática Pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta”. A ação é ligada ao convênio entre a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a “Governança Participativa para a Sustentabilidade”.

Além de Francisco Beltrão, o ciclo de palestras passou por Pinhais, Matinhos, Santa Terezinha de Itaipu, Toledo, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Dourados (MS), Umuarama, Guarapuava e Ponta Grossa.

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o despertar da consciência ambiental faz parte da missão da usina e do PTI. “Os professores são agentes da transformação e são os grandes responsáveis por motivar a compreensão da extrema urgência da nossa realidade, por isso iniciamos essas reflexões com esse público de tamanha importância para a sociedade”, ressaltou.

O diretor superintendente do PTI, Irineu Colombo, explicou que o ciclo de palestras de Carpinejar foi o “pontapé inicial” de uma série de ações que serão desenvolvidas no convênio Governança Participativa para a Sustentabilidade que visam um maior envolvimento das pessoas no debate e na criação de soluções para temas para a sociedade.

 

Reflexões necessárias

Segundo os próprios docentes que participaram das palestras, as reflexões propostas por Fabrício Carpinejar trarão mudanças para o dia a dia em sala de aula. “Por mais que a gente ache que sabe tudo, sempre tem algo novo para refletirmos e perceber o quanto é importante estarmos engajados nas questões ambientais”, disse a professora Aparecida Costa, de Santa Terezinha de Itaipu.

A educadora Liliane Azeredo Dias, de Pinhais, considerou a palestra de Carpinejar “necessária”. “Cuidar de si é preciso, antes de pensar em cuidar do outro e do meio ambiente, do planeta, que pede socorro. Está tudo interligado e precisamos compreender e trazer essa empatia para trabalhar com as crianças e com todos os outros.”

Governança Participativa para a Sustentabilidade

O objetivo da iniciativa da Itaipu e do PTI é fomentar o envolvimento e esforços de pessoas, instituições, empresas e governos na construção de estratégias para dar soluções aos problemas enfrentados pela sociedade e para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

E, ainda, fortalecer políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e federais que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a sustentabilidade ambiental.

A Educação foi a área escolhida como participante da primeira ação da iniciativa por ser o principal instrumento para a formação de pessoas que sejam capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e desenvolver competências. Além dos seminários voltados a professores, o convênio da Itaipu e do PTI prevê oficinas, apresentações culturais, capacitações de merendeiras, entre outras atividades para incentivar a participação social e a governança participativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários