O prefeito eleito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, seu vice, Ricardinho, e os 15 vereadores que integrarão a próxima legislatura foram diplomados na manhã desta segunda-feira (9), em cerimônia realizada no plenário do Fórum de Justiça do município. O evento marcou o encerramento do processo eleitoral e o início da preparação para o novo ciclo administrativo, que terá início em 1º de janeiro de 2025.
Em seu discurso, Silva e Luna enfatizou a importância do ato de diplomação como um marco da democracia e destacou a legitimidade conferida pelas urnas. “Hoje, realizamos mais uma etapa do rito eleitoral, que dá rosto à democracia brasileira. O voto, manifestação mais genuína do poder popular, dá legitimidade às escolhas feitas nas urnas e renova nossa crença no futuro”, afirmou.
O futuro prefeito de Foz do Iguaçu também fez questão de reconhecer em seu discurso a condução do pleito pela Justiça Eleitoral, agradecendo ao juiz presidente da Junta Eleitoral, Rodrigo Luiz Berti, pela firmeza e equilíbrio na organização do processo. “Liderando uma equipe de servidores públicos diligentes e dedicados, o Dr. Rodrigo Berti selou seu compromisso com a integridade e a eficiência do pleito eleitoral em Foz do Iguaçu. Parabéns, Dr. Rodrigo”, declarou, arrancando aplausos dos presentes.
Compromissos assumidos
Silva e Luna reiterou o compromisso de sua gestão com a eficiência e a entrega de resultados. “O recebimento deste diploma reforça em mim e no nosso vice-prefeito, Ricardinho, um profundo senso de humildade, responsabilidade e servidão ao dever de bem servir. A sinergia entre Executivo e Legislativo será fundamental para construirmos uma Foz do Iguaçu mais justa, moderna e acolhedora”, garantiu.
Sem esquecer seus compromissos de campanha, Silva e Luna reiterou que sua administração será determinada pela austeridade, transparência e melhoria contínua dos serviços públicos. “Sabemos que os desafios que nos aguardam são muitos, mas a determinação de enfrentá-los é maior. Estamos prontos. A grande missão de nossa equipe, em todas as áreas, é de entrega de resultados, sempre em diálogo construtivo com a sociedade”, reforçou.
Silva e Luna finalizou com uma mensagem otimista: “Unidos, vamos construir a Foz do Iguaçu da qual todos vamos nos orgulhar ainda mais. Sonhos não mudam o mundo; mas ninguém muda o mundo sem sonhos. Farol alto e vamos em frente”.
Vice-prefeito aposta no diálogo e na articulação
Em entrevista à imprensa local, o vice-prefeito Ricardinho reforçou a importância do momento como a confirmação da vontade popular. “Esta cerimônia de diplomação é a chancela da Justiça Eleitoral, confirmando a nossa vitória. Estamos muito felizes. A expectativa para o governo é a melhor possível. Temos uma grande responsabilidade de levar Foz do Iguaçu ao lugar que ela merece”.
O vice-prefeito pontuou que sua atuação será focada na articulação política e no diálogo com a população. “Estarei ao lado do prefeito para tudo o que ele precisar e, ao mesmo tempo, ouvindo as demandas do povo. Meu compromisso é ser a ponte entre a população e o governo, fortalecendo esse elo fundamental”, explicou.
Ricardinho também ressaltou que não pretende assumir secretarias no início do mandato, priorizando seu papel como articulador entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade. “Quero estar próximo das secretarias e transitar entre os diversos setores para unir forças e garantir que todos estejam focados no mesmo objetivo: o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. É um trabalho de base, e que farei com imensa honra e compromisso com os iguaçuenses”, concluiu.