11°C 29°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Itaipu divulga nesta terça 16 locais de provas

As provas acontecerão no dia 21 de janeiro, em Curitiba e Foz do Iguaçu (PR)

15/01/2024 às 10h18
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Itaipu divulga nesta terça 16 locais de provas
Os candidatos e as candidatas que vão participar do processo seletivo externo da Itaipu Binacional podem verificar o local da realização das provas a partir desta terça-feira, 16 de janeiro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do certame.
O endereço é http://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23. De acordo com a entidade, o site da instituição passou por instabilidade nesta semana, mas a situação já foi normalizada. Eventuais dificuldades de acesso ao endereço eletrônico devem ser encaminhadas diretamente ao Cebraspe.
Para fazer a consulta individual do local de provas é necessário entrar no campo específico e informar os dados solicitados. O(a) candidato(a) somente poderá realizar a etapa no local informado no site do Cebraspe. As provas acontecerão no dia 21 de janeiro, em Curitiba e Foz do Iguaçu (PR). O início para os cargos de nível médio será às 8h e para as vagas de nível superior às 14h. Todas as informações sobre material permitido e documentos estão disponíveis no edital.
O processo seletivo da Itaipu atraiu 21.295 candidatos, disputando 31 cargos. As inscrições foram feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. Do total de inscritos, 2.951 pessoas se declaram negras (pretas ou pardas) e outras 600 com algum tipo de deficiência (PcDs). Os salários iniciais variam de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45.
A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). A lotação do candidato aprovado será informada quando de sua convocação para o suprimento das vagas, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.
 
Edital
O edital com informações detalhadas de todo o processo seletivo foi publicado nos sites da Itaipu Binacional (https://www.itaipu.gov.br/processos-seletivos) e do Cebraspe (http://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23).
A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.
O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados (as), mas a Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na empresa. O último processo seletivo foi em 2019.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários