18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Mais de 70% dos candidatos fizeram as provas do processo seletivo

Provas foram realizadas neste domingo (21), em Foz do Iguaçu e Curitiba, e atraíram 15,4 mil pessoas

22/01/2024 às 15h17
Por: JNT NEWS
Compartilhe:
Mais de 70% dos candidatos fizeram as provas do processo seletivo

As provas do processo seletivo da Itaipu Binacional, realizadas neste domingo (21), em Foz do Iguaçu e Curitiba, reuniram mais de 15,4 mil pessoas, das 21 mil inscritas, conforme dados preliminares do Cebraspe, organizador do certame. O número corresponde a 71,3% dos candidatos inscritos para os cargos de nível técnico e médio (com abstenção de 28,7%) e 74,1% dos concorrentes para cargos de nível superior (abstenção de 25,9%).

De acordo com o edital, a consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas poderá ser feita a partir das 19h de terça-feira (dia 23) até as 18h de quinta-feira (25). O prazo para interposição de recursos às questões formuladas e/ou aos gabaritos oficiais preliminares e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva estará aberto das 10h de quarta-feira (24) às 18h de quinta (25).

Demais datas, como a divulgação dos resultados preliminares, serão informadas em editais subsequentes, a serem publicados nos endereços eletrônicos https://www.itaipu.gov.br/processos-seletivos e http://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23.

O diretor administrativo da Binacional, Iggor Gomes Rocha, acompanhou a entrada dos candidatos no Colégio Estadual Paulo Freire, na Vila C, em Foz do Iguaçu. Ele destacou o número de inscritos (mais de 21 mil pessoas, no total) e observou que o processo seletivo da Itaipu está inserido na retomada dos concursos públicos promovida neste ano pelo governo federal.

“Nossa ideia é reforçar e oxigenar os quadros da empresa. A gente valoriza muito a carreira, para que ela se torne mais atrativa, e ver pessoas de vários Estados tentando realizar o sonho de entrar na Itaipu é um momento de muito orgulho para a empresa”, afirmou o diretor.

Sonho que passa de pai para filho. É o caso das irmãs Denise e Débora Passos, que são do Piauí e estudam Engenharia na Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). O pai das estudantes já trabalhou na Eletrobras e as incentivou a fazer o processo seletivo da Itaipu. Elas se inscreveram para o cargo de auxiliar administrativo. “É um sonho tanto dele quanto nosso agora: entrar na Itaipu e fazer carreira lá dentro”, disse Débora.

O técnico de enfermagem Diego Martins Dias, de Foz do Iguaçu, também está concorrendo a uma das vagas de auxiliar administrativo. Segundo ele, trabalhar na Itaipu é um plano de muito tempo. “A expectativa é grande porque é uma concorrência ampla, um cargo bastante concorrido, não só municipal e estadual (a origem dos concorrentes), mas de outros Estados também. Vai ser bem desafiador.”

Para David Israel, a ansiedade é ainda maior. Ele faz parte do Projeto de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu, como jovem aprendiz, e atua no Edifício da Produção, na Superintendência de Manutenção. A expectativa agora é passar no processo seletivo, ser contratado e fazer carreira na empresa como assistente administrativo. “Coração está a um milhão”, definiu. 

Sobre o processo

O processo foi lançado em outubro do ano passado para contratação de 31 cargos de nível médio, técnico e superior. A expectativa é de contratação imediata, assim que o processo for concluído, e formação de cadastro de reserva.

A empresa oferece salários iniciais de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45 e ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes, e auxílio-educação para os filhos até a conclusão do nível médio, dentre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários